Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Veja porquê a Engenho Soluções é uma empresa diferente no mercado de TI
Produtos baseados na Internet orientados para negócios
Serviços para ajudar a sua empresa a usar a Internet como ferramenta de negócios
Porquê a Engenho Soluções é uma empresa diferente no mercado de TI
Alguns casos de sucesso para que você conheça um pouco mais do nosso trabalho
Entre em contato conosco!

Gestão de TI

Análise precisa das deficiências!

Corpo técnico especializado!

Melhor solução custo/benefício!


O que é TI?

É o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação. A TI está fundamentada nos seguintes componentes:

  • Hardware e seus dispositivos e periféricos;
  • Software e seus recursos;
  • Sistemas de telecomunicações;
  • Gestão de dados e informações.

Por que usar a tecnologia da informação?

Algumas da razões que levaram à disseminação do uso da TI:

  • Única maneira de executar determinados trabalhos;
  • Melhorar processos internos;
  • Aplicar melhores controles;
  • Reduzir custos;
  • Melhorar a qualidade e disponibilidade das informações importantes interna e externamente à organização;
  • Agregar valores aos serviços e produtos ofertados por uma organização.

O principal benefício que a tecnologia da informação traz para as organizações é a sua capacidade de melhorar a qualidade e disponibilidade de informações e conhecimentos importantes para as empresas, seus clientes e fornecedores.

Os sistemas de informação mais modernos oferecem às empresas oportunidades sem precedentes para a melhoria dos processos internos e dos serviços prestados ao consumidor final.

Na era em que vivemos, o sucesso das empresas passou a depender de sua capacidade de inovar das áreas de produtos, serviços, canais de processos. Neste contexto, a tecnologia da informação assume um papel crítico, permitindo às organizações modificar-se rapidamente e levar estas inovações até o mercado.

A necessidade de operar num ambiente dinâmico faz com que as empresas precisem concentrar-se em adquirir excelência operacional , o que exige entre outros requisitos, a disponibilidade de sistemas de informação integrados, confiáveis e de alta velocidade, além de outras tecnologias afim de obter maior eficiência e controle operacional.

O que é "Planejamento de TI"?

A tecnologia da informação tem um custo elevadíssimo, e os computadores não possuem "poderes mágicos" de resolver problemas de gestão, racionalizar processos ou melhorar a produtividade. Máquinas e aplicativos idênticos executarão maravilhas em organismos bem estruturados e organizados, mas serão apenas uma fonte de gastos naqueles que não planejarem adequadamente suas necessidades de informação.

O bom apreveitamento das facilidades trazidas pela TI depende de um processo periódico e estruturado de planejamento. Para isto, é preciso se preocupar em adquirir uma visão estratégica de como os sistemas de informação deverão ser implementados ou alterados de forma a atender as necessidades da organização.

Este planejamento deve resultar em um plano estratégico que defina a direção futura dos recursos de TI. Então, o plano estratégico de TI é o ponto de partida para qualquer investimento em tecnologia.

Gestão estratégica de TI

A complexidade do contexto atual que as organizações deixem de tratar a TI como um problema tecnológico que precisa de soluções tecnológicas, e passem a administrá-la como uma oportunidade para responder aos constantes desafios impostos pelo mercado.

Desta forma, o domínio da TI está rapidamente adquirindo um status de agente de desenvolvimento e a definição de estratégias em diferentes níveis - corporativo, de negócio e funcional. O sucesso será alcançado por aqueles que conseguirem utilizar com criatividade o poder da TI para resolver problemas de negócio.

Entre em contato conosco!

Engenho Soluções - Todos os direitos reservados @ 2001-2009
Tel: +55 11 2450-7427